terça-feira, 19 de junho de 2012

Subject Line: Boas Práticas

Para o envio de campanhas de e-mail marketing e a sua taxa de entrega, muito ainda se discute acerca do desenvolvimento do template.
Porém, é necessário ter em conta que existem diversos factores envolvidos no processo de entrega do e-mail como, por exemplo, a reputação do IP. Outra questão que contribui para a entrega do e-mail, e igualmente para a sua abertura, é o assunto do mesmo.

Então, seguindo as melhores práticas de e-mail marketing, abaixo listam-se as normas mais importantes de como tornar o assunto do e-mail como um aliado na entrega e abertura das campanhas de e-mail marketing.

1. Assunto o mais curto e descritivo possível: o assunto deve ser informativo e verdadeiro e não deve tentar iludir os destinatários. Regra geral, o assunto deverá ter entre 30 e 50 caracteres.

2. Evitar palavras de oferta: a maioria dos provedores de e-mail bloqueia assuntos que contenham palavras/expressões como: ‘promoção’, ‘imperdível’, ‘grátis’, ‘últimas oportunidades’, ‘teste agora’, etc.

3. Cuidados na formulação do assunto: além de evitar algumas palavras/expressões, a construção do assunto deve ser muito bem elaborada. A pontuação e a gramática devem ser utilizadas cuidadosamente, de forma a garantir que sua mensagem não seja interpretada como spam pelos servidores de e-mail dos destinatários.

4. A força do remetente: o campo ‘de’/’from’ não deve deixar quaisquer dúvidas da identidade de quem está a enviar o e-mail. Este campo não deverá ser alterado com frequência de forma a torná-lo reconhecível junto dos destinatários e que os mesmos entendam que o e-mail foi enviado por uma fonte confiável.

5. Utilização de pontuação: os filtros de conteúdo da maioria dos provedores de e-mail consideram a pontuação, especialmente os pontos de exclamação e os pontos de interrogação como indicadores de spam. Existe igualmente a possibilidade de o uso do ponto final ser mal visto pelos provedores de e-mail tendo em conta que este tipo de pontuação tende a ser utilizado para disfarçar palavras/expressões sensíveis por remetentes não confiáveis.

6. Capitalização: o uso abusivo da capitalização das palavras/expressões que compõem o assunto é identificado pelos provedores de e-mail como spam.

O grande paradigma que ainda não foi quebrado e não tem fim à vista é o facto de não haver consenso do lado dos vários provedores de e-mail, cada um define as suas políticas.

Solução? Passa por tentar atingir o meio-termo e conseguir dessa forma maximizar os resultados junto dos vários sistemas implementados.