quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tratamento para o terçolho


Esta maravilha da natureza é normalmente provocada por uma infecção bacteriana de algumas glandulas sudoríparas ou sebáceas presentes nas pálpebras.
Podem-se dividir em dois tipos: o externo e o interno. O externo é a inflamação purulenta de alguma das glândulas sebáceas de Zeiss ou das glândulas sudoríparas de Moll, que desaguam na extremidade livre da pálpebra. Equanto o interno fica-se pela infecção de alguma das glândulas de Meibomius, situadas na espessura das pálpebras.
É tudo muito bonito e soa muito bem, certo? NOT!
E como é que se trata esta coisa esquisita e que causa dores de morte?
Geralmente a 
aplicação de anti-inflamatórios e antibióticos sob a forma de colírios ou pomadas é o suficiente. No entanto esta infecção escolhe um sítio muito sensível para aparecer, portanto convém ter cuidados especiais como a aplicação de compressas húmidas quentes sobre a pálpebra afectada, de modo a acelerar o amadurecimento do abcesso e favorecer a sua abertura, já que a drenagem do conteúdo do abcesso favorece o desaparecimento e cura do problema.
Num cenário especial em que o abcesso não abra de forma espontânea, o médico pode realizar uma incisão com um bisturi sobre a lesão, de modo a drenar o pus presente no seu interior. OUCH!
Enfim... É preciso muita paciência e pensamento positivo, pois não é nada agradável ter uma coisa destas.
PG

Sem comentários: