sexta-feira, 19 de setembro de 2003

Fumar mata...

Finalmente já se começam a ver em Portugal os maços de tabaco que vão salvar a sociedade portuguesa da morte prematura.

"FUMAR MATA."

"FUMAR PREJUDICA GRAVEMENTE A SAÚDE E A DOS QUE O RODEIAM."

"O FUMO CONTÉM BENZENO, NITROSAMINAS, FORMALDEÍDO E CIANETO DE HIDROGÉNIO."

...

Estas e outras frases já começam a mexer com os fumadores, pois já alguns dizem : "Tenho é que comprar uma cigarreira!", "Já nem me sinto bem a fumar!", "Até me sinto mal quando vou comprar o maço..."... isto mostra alguma revolta e na minha opinião, alguma consciencialização.


Nenhuma das reacções de que tive oportunidade de testemunhar me surpreende, pois se pensarmos que cerca de 80% dos fumadores são pessoas que não têm consciência do porquê o fazem e do que estão a consumir, já os outros 20% além de igualmente fumadores, têm uma capacidade de saber o que se passa e o que se pode passar ao fumarem um cigarro.

Não quero com isto colocar em causa a inteligência de quem fuma, mas sim a capacidade de se deixarem influenciar pelos 'senhores' do marketing, publicidade e vendas que tudo fazem para atingir o seu objectivo. Se calhar foi um objectivo alcançado numa escala com uma dimensão superior à que deveria ter sido, pois para se verificar este 'volte face' na atitude da apresentação da imagem do viciante maço...


Pessoalmente concordo com esta atitude, e mais até acho que cada maço de cigarros deveria custar no mínimo 5€, assim até se poderia começar a verificar nos futuros contratos de trabalho a regalia de «subsídio de tabaco»...

A grande questão que se coloca é : Será que as pessoas vão deixar de fumar ?

Relativamente a isso, na minha opinião, acho que não, isto porque ninguém deixa de lavar a cabeça com o shampoo que faz resmas de espuma apesar de possuir uma substância cancerígena, ninguém deixa de beber sumo com gás e outros afins com as substâncias maravilhosas como os conservantes e edulcorantes, já para não falar do álcool...
Ou seja, o que quero deixar bem claro é que, tudo o que é consumido ou feito em exagero faz mal, até o sexo!!!

Em suma, subscrevo esta campanha e muitas outras que deveriam ser feitas, pois se não servirem para a taxa de fumadores diminuir, irá servir de certeza para que os 80% de fumadores inconscientes se passem para o lado dos 20% mais conscientes e se crie uma mentalidade mais moderada relativamente ao consumo de tabaco.

Como curiosidade deixo-vos o pensamento que me assaltou a cabeça no momento em que me foi mostrado, pela primeira vez, um maço de cigarros com a frase "FUMAR MATA"...pensem nele.

«VIVER MATA!»

PG