quarta-feira, 28 de março de 2007

Cada vez mais no bom caminho

Ainda aqui não tinha explorado a questão da implementação, ou a tentativa da, do Tratado de Bolonha no ensino em Portugal.

Irei quando achar por bem, e quando acabar este ano lectivo, realizar uma apreciação global desta nova etapa no nosso ensino superior.

Para já quero apenas dizer que, como todos os meus colegas na sua esmagadora maioria, estou muito desagradado de como as coisas estão a correr.

Vários pontos podem ser reflectidos:
- decréscimo da qualidade do ensino;
- falta de compreensão por parte dos docentes nas dificuldades dos alunos;
- adaptação precária dos docentes ao novo sistema;
- falta de criação de condições por parte dos estabelecimentos de ensino para a boa prática da educação superior;
- etc.

Acabo de chegar de duas frequências em que ambas começaram à mesma hora, e em que na 1ª ainda teve de haver uma mudança de sala numa altura em que a maior parte dos alunos já estavam preparados para começar a prova.
Foi uma correria de uma sala para a outra com o esforço mental de conseguir que uma matéria subsistisse na memória depois de «despejar» a matéria da 1ª frequência.

Isto é real? Sim.
Está correcto? Não me parece.
É para continuar? Temo que sim.
Solução? É necessário haver quem se preocupe além dos próprios alunos.

Como estou de cabeça quente, de duas formas, numa outra oportunidade irei aprofundar estes factores.

PG

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