sexta-feira, 30 de maio de 2008

Competência Vs Mudança

Competência: do Lat. competentia
s. f.
, idoneidade, aptidão, capacidade, luta, conflito, oposição, confronto, concorrência, poder.

 

Mudança
s. f., acto ou efeito de mudar, alteração, transformação, modificação, deslocação, variação.

-«»-

A mudança é inimiga da competência. As pessoas competentes tendem a afastar a mudança com todas as suas forças, pois temem perder o seu estatuto de competência.

Imaginemos uma situação: és extremamente competente a desempenhar a tua função, na empresa não existe ninguém que te faça frente. No entanto, quando surge algo completamente novo e inovador que exige de certa forma alguma mudança no teu método de trabalho, o que fazes? Simplesmente dizes: isso é impossível.

A mudança assusta!?
Terás quase de começar de novo: aprender algo diferente, conquistar uma posição, apresentar resultados, vencer desafios novos (...).

No meio disto tudo, existe uma questão pertinente: o recrutamento. Hoje em dia as empresas por vezes precisam de alguém que não seja competente, pois querem alguém que olhe para a mudança como um desafio e que não tenha medo do que daí advenha. Então será bom ser incompetente?

Não! Teremos de ser competentes e ao mesmo tempo gostar da mudança. Considerá-la uma oportunidade, uma porta aberta para algo melhor, um desafio que teremos de ultrapassar. E onde fica no meio disto tudo a competência? A competência servirá para com a mudança evoluir as nossas capacidades e ao mesmo tempo amadurecer a nossa forma de sobreviver.

A sociedade está cheia de pessoas competentes e isso é mau. É muito mau. Por isso estamos como estamos. A frase mais comum é: «Eu não tenho nada a ver isso.».

Como é que uma pessoa que trabalha responde a um cliente quando o mesmo solicita uma informação: «Eu não tenho nada a ver com isso.»?

Mas afinal o que se passa?!

Esses competentes andam todos com uma pá e uma vassoura e sempre que solicitados a primeira coisa que fazem é agarrar na vassoura.

A mudança não é inimiga da competência!

A competência é que é inimiga da mudança.

Deveria haver obrigatoriedade de mudança e extinção da competência.

Competente, eu? Sim, considero-me como tal, pois empenho-me ao máximo no meu trabalho e na maior parte das vezes faço-o com afinco.
O que é para mim a mudança? Vamos embora!

PG

Sem comentários: