sexta-feira, 26 de abril de 2013

Viver ou sobreviver

Viver ou Sobreviver
É no meio de outras realidades que nos apercebemos o quão insignificantes podemos ser. A tentação passa sempre por marginalizar aquilo que temos, o que somos ou o que significamos para quem nos rodeia.

No meio de um turbilhão de emoções, na maior parte das situações, é complicado raciocinar correctamente e perceber qual o melhor caminho. Solução? Talvez recolher toda a informação que se conseguir e fazer uma abstração.

Hoje em dia, cada vez mais as relações entre pessoas entram sistematicamente num declínio emocional... Falta de paciência, pouca tolerância, defesas sempre em alerta e o umbigo que é sempre maior que a humildade - são algumas das razões.

Estranho é pensar que tudo isto não faz qualquer sentido quando damos por nós a pensar no inevitável... Esta oportunidade que nos foi dada é única, pois não viveremos novamente para poder remediar os erros, para aproveitar as oportunidades que decidimos recusar, para amar quem não amámos, para demonstrar afecto a quem merecia, para dar sem pensar em receber, ..., para viver.

Injusto? Sim, muito. Mas também pode ser enriquecedor - é só pensar por um segundo no significado da vida antes de cairmos na tentação de mais uma vez simplemente decidirmos não viver e optarmos erradamente por sobreviver.

Sobreviver é iludir-se e quando se descobrir que de facto não se está a viver poderá ser tarde demais.

Viver ou sobreviver - é uma escolha.


PG

Sem comentários: