segunda-feira, 2 de agosto de 2004

Ter ou não ter, ser ou não ser, viver ou não viver...pensar, sentir, ser?

Numa situção de conflito, a cegueira humana parece aumentar 200%...sim, digo isto porque raras são as pessoas que são capazes de manter a calma e serem razoáveis. A tensão sobe, começa-se a ficar nervoso, e como ninguém gosta de ser posto em causa, acaba por aparecer o descontrolo.

Obviamente, este tipo de situção não acontece porque o Zé achou piada apelidar a Maria de «parvalhona»...mas sim (pelo menos assim o deveria ser) acontece quando algo muito importante é colocado em causa.

Na minha opinião, princípios como a honra, a confiança, o respeito e a honestidade são os mais propícios para que quando colocados em causa, criem reações ferverosas por parte dos intervenientes da acção.

Se tomarmos o exemplo de uma amizade, ou mesmo de um princípio de amizade, teremos que ter em conta certas regras, mas a regra que mais se destaca será a uniformidade e a presença constante dos princípios anunciados anteriormente. De certo modo podemos constatar que se são postos em causa esses princípios o sentimento de amizade de alguma forma fica em vias de acabar. E será que não há mais volta? No meu modo de ver as coisas, digo que sim. Mas como?

Pois bem, o problema é mesmo esse: como? Nesta fase entra uma das qualidades que eu acho ser essencial numa pessoa: a humildade.
Uma pessoa tem de ser humilde com a sua própria pessoa e assim caminhar para o ser com as pessoas que a rodeiam. Portanto o que quero dizer é que quando alguém erra, tem de ter a humildade para saber que errou e seguidamente admitir que o fez perante os outros e principalmente a quem moralmente lesou.
Isto a meu ver é básico! São as relações humanas na sua essência mais básica! E eu costumo dizer que quem não é humilde não tem Amigos, só se tem a si próprio, pois não sabe ceder, algo que é essencial na relação humana. Pois só mesmo sabendo ceder, só assim, uma pessoa tem a capacidade de saber admitir o erro.

E tu já pensaste nisto? És humilde? Sabes te colocar no outro lugar, para verificar se estás realmente com a razão? És capaz de ser Amigo(a) de alguém?

Pensa nisto...senão qualquer dia pode ser tarde demais.

PG

Sem comentários: