sexta-feira, 15 de julho de 2005

Espaço inter-relacional

Parece que a relação entre duas pessoas estão baseadas no espaço que pode existir entre elas. Nesse espaço tem de caber a consideração, o respeito, a admiração, a paciência, a compreensão, o cuidado e a honestidade.

Por vezes o espaço torna-se pequeno demais para tanta coisa. Aqui surge o chamado «conflito de interesses», cada um puxa para o seu lado e o espaço das duas uma: ou encolhe de certa forma que se chega ao fervilhar do sangue nas veias ; ou por lado o espaço aumenta de tal forma que tudo se encaixa, ficando espaço de sobra suficiente para a reflexão.

A reflexão é importante. Tudo o que fazemos no dia a dia, as atitudes que tomamos, as decisões das quais tomamos partido, as palavras que proferimos, os pensamentos rápidos e inconsequentes que nos levam ao afastamento da razão...tudo tem de ser bem reflectido.

Nem sempre é fácil, pois valores como o amor próprio, o orgulho, a perseverança pessoal, a casmurrice, por vezes até o cansado mental...todos puxam para o lado do aumento do espaço inter-relacional.

Tendo tudo isto em conta, é muito fácil haver um conflito entre duas pessoas, ou não...a meu ver tudo depende do esforço entre as duas pessoas em moldar de certa forma o seu espaço inter-relacional de modo a que tudo fique bem aconchegado para que sirva os interesses da relação e não das individualidades envolvidas na mesma.

PG

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero sinceramente que os os sentimentos da relação e não os interesses de cada um prevaleçam!Penso que será o mais importante...apartir daí tudo se compoêm...é só querer!

Insane Melly disse...

Concordo plenamente contigo. Quer uma relacao é de certo investir-se, nao é? Acho que se for mesmo aquilo que as pessoas querem, tudo bem, ha que lutar por ela. No que diz respeito ao espaço, acho que nao é o facto de estar numa relacao que nos impede de ter o nosso espaço. Ter o nosso espaço é necessario, évital. So assim é que as pessoas conseguem evoluir e que, da mesma maneira, a relaçao também o consegue fazer. Nao acho incompativel o facto de estar numa relacao e o facto de ter o seu espaço. E compativel. E so querer. Dizes-lo muito bem no fim do teu post; é preciso moldar o espaço mas nao o deixar desaparecer,acho eu...