quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Facebook: Shame On You!

A minha conta do Facebook foi desactivada faz hoje um mês. Não me deram explicação nenhuma do porquê, foi apenas de um momento para o outro que deixei de ter acesso à mesma.

Tudo o que a conta continha foi perdido: conteúdos (propriedade intelectual?), fotos (direitos de imagem?), lista de contactos, etc.

Será que tudo será eliminado ou ficará algures guardado num buraco escuro sem a minha autorização e conhecimento?…

Na altura fiz o que as FAQ’s do Facebook aconselhavam: um appealing à decisão. Não obtive feedback até ontem…

Ontem decidi enviar um e-mail para alguns endereços de que tive conhecimento em fóruns a solicitar info acerca desta situação.

Responderam hoje e assim:

«Hi Pedro,

Your account was disabled because your behavior on the site was identified as harassing or threatening to other people on Facebook. Prohibited behavior includes, but is not limited to:
• Sending friend requests to people you don't know
• Regularly contacting strangers through unsolicited Inbox messages
• Soliciting others for dating or business purposes

After reviewing your situation, we have determined that your behavior violated Facebook's Statement of Rights and Responsibilities. You will no longer be able to use Facebook. This decision is final and cannot be appealed.

Please note that for technical and security reasons, we will not provide you with any further details about this decision.

Thanks,

Beatriz
User Operations
Facebook»

Sinceramente, sinto-me lesado. Pois não adoptei nenhum dos comportamentos citados de forma a prejudicar ninguém. Acho que fui (eu e mais uns milhares) alvo dos imensos ajustes realizados às políticas de privacidade e parâmetros de funcionalidade da plataforma em jeito de faz-desfaz.

Sim, talvez irei criar uma nova conta.

Se vai ser a mesma coisa? Óbvio que não.

Mas tendo em conta que permite estar mais próximo de algumas pessoas que gosto e outras que admiro profissionalmente, será algo quase inevitável.

Vou responder a este e-mail e só me assiste dizer: Facebook shame on you.

PG

Sem comentários: