sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ornatos Violeta 1991-2002

Ontem, dia 25 de Outubro de 2012 tive a oportunidade de assistir pela primeira vez a uma actuação dos Ornatos Violeta - uma das bandas de culto da minha juventude.

Ornatos Violeta no Coliseu de Lisboa - 2012

O concerto passou para o meu TOP das melhores actuações musicais ao vivo a que já tive oportunidade de assistir onde se encontram nomes como Metallica, Manowar, Skunk Anansie, Foo Fighters, Eddie Vedder e Radiohead.

Muitos dirão que o Manel Cruz é a banda, mas quem realmente conhece Ornatos Violeta sabe que isso não é verdade e quem não os conhece percebeu isso no concerto de ontem. Nuno Prata, Peixe, Kinörm, Elísio Donas e Manel Cruz fazem dos Ornatos Violeta, na minha humilde opinião, a melhor banda portuguesa até hoje.

Ornatos Violeta no Coliseu de Lisboa - 2012

O facto de terem acabado e ter ficado deixou um sentimento de "Mas porquê??? Têm tanto ainda para dar!!!" na cabeça de muita gente e ontem mais uma vez se notou isso mesmo.

Ontem... Foi mágico.

Um rol de várias emoções passaram por mim... "Para Nunca Mais Mentir" seguido de "A Dama do Sinal" e "Tanque" fez-me chorar de felicidade.
Quando "Mata-me Outra Vez" começa, sorri e novamente sou abalado por um rol de recordações - tanto que já vivi...

O expoente da loucura como Manel Cruz também canta em "Ouvi Dizer" foi logo de seguida em "Dia Mau" em que gritei e dancei.

Ornatos Violeta no Coliseu de Lisboa - 2012

Os Ornatos Violeta voltaram mais três vezes ao palco para encore, no total tocaram 35 temas e estavam visivelmente emocionados (eles e acredito mais algumas centenas que estavam a assistir).

Deram tudo o que tinham para dar e mostraram porque são uma banda extraordinária!

Chorei, ri, gritei, tive momentos de introspecção, dancei, cantei, fiquei em transe... Muita emoção.

Ornatos Violeta no Coliseu de Lisboa - 2012

O alinhamento completo foi:
1. Para Nunca Mais Mentir
2. A Dama do Sinal
3. Tanque
4. Pára de Olhar para Mim
5. Um Crime à Minha Porta
6. Mata-me Outra Vez
7. Dia Mau
8. Os Sítios onde eu o Esqueço (inédito)
9. Gato com Dois Chifres (inédito)
10. Há-de Encarnar
11. Chaga
12. Sacrificar (inédito)
13. Coisas
14. Débil Mental
15. Bigamia
16. 1 Beijo = 1000
17. Nuvem
18. Deixa Morrer
19. Notícias do Fundo
20. Ouvi Dizer
21. Capitão Romance

ENCORE 1
22. O.M.E.M.
23. Punk Moda Funk
24. O Amor É Isto
25. Homens de Princípios
26. A Metros de Si (inédito)
27. Tempo de Nascer

ENCORE 2
28. Raquel
29. Marta
30. Chuva
31. Devagar
32. Como Afundar

ENCORE 3
33. Bebe e Cai (inédito)
34. Pára-me Agora
35. Dias de Fé

Ficou no ar a mesma pergunta de sempre: Porquê?

De resto fica um grande, profundo e sincero obrigado.


PG

Sem comentários: