sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Difícil de entender!

Acusem-me de machista, de homosexual (nem sei se é assim que se escreve), o que quiserem, mas hoje deu-me para falar de mulheres e de um modo que elas no geral não gostam - modo crítico.
Sim isso mesmo, comecem a tremer e a pensar o que me vão fazer depois de lerem isto com muita atenção.

Faz-me confusão quando critico uma qualquer mulher, que agora vou passar a designar apenas por m, e ela me diz logo : "Criticar, lá sabes tu, mas fazer um elogio, está de chuva", e isto logo com aquele olhar e expressão de 'carneirinho mal morto'. Como é que uma pessoa próxima da normalidade pode ter vontade de fazer um elogio a alguém mesmo quando lhe apetece muito, se está sempre a levar constantemente com esta lenga-lenga ??? Uma pessoa fica no mínimo é com pena !!! É que uma crítica é só uma crítica, e atenção que só me estou a referir ás fundamentadas, é algo que todos nós devemos aceitar, pois os seres-humanos não são máquinas ! E digo isto porque as máquinas são reprogramadas para terem os seus defeitos amenizados, mas os seres-humanos penso que devem ter uma capacidade de análise pessoal para constatarem se estão a ir ou não no melhor caminho, e a crítica alheia, penso eu, é uma grande ajuda!!! Ou será que não ???

Depois as críticas das m's são igualmente momentos de rara beleza : "És um estúpido" ou então "És mesmo parvo"... e... mas porquê ??? Nunca dizem porquê !!! Será que é a maneira de elas dizerem : "Sim, tens razão", "Sim, concordo contigo", e digo isto porque, elas a admitirem que nós temos razão são momentos para o 'Isto só video'!!!

Bem, mas como eu disse não são todas as m's, isto só se verifica em termos gerais, mas é sempre bom haverem excepções, senão não estava para aqui a dizer estas coisas.

Se depois disto continuar apto fisicamente, continuarei esta minha aventura na blogosfera, caso eu não escreva mais, já sabem foi alguém que me apanhou e simplesmente me disse : "É agora"...sem mais explicações, é claro. :)

PG

Mulheres...

As mulheres são um espécime não muito raro, pois não estão em vias de extinção, diga-se : Ainda bem!

Mas mesmo assim, há uma coisa que me faz um bocado de confusão... Quando passo por uma loja de roupa, sapataria, essas lojas sagradas para elas, sou capaz de reparar que algumas passam horas lá dentro e no fim vêm com as mãos a abanar, e no entanto parecem abutres a disputar as chamadas «roupinhas da moda», pois é... "Larga, eu vi primeiro" ; "Não, eu estou a segurar pela gola, é minha"...filmes destes quem já não viu!

E depois temos de referir que elas compram para agradar quem olha para elas, pois no dia seguinte lá ficam impacientes à espera do : "Uau, que saia tão gira!" ; "Fica-te bem!" ; "Onde compraste ?".

Já os Homens (sim com H, não com h, pois existem aquelas excepções...), o que compram é para se sentirem bem com eles próprios e se estiverem mais do que 15 minutos numa loja para comprar alguma coisa é porque estão na fila para pagar!!!
E estão-se nas tintas para quem acha bonito ou feio, desde que se sintam bem, é o que interessa!!!

Neste aspecto, desculpem-me as nossas queridas mulheres, mas ainda têm muito a evoluir.

PG

segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Casamento = Prisão ?

Será legítimo questionar o casamento ? Mas, não só questionar, mas dismistificar, tentar perceber o que significa, o que tem de bom, o que tem de mau, quais as consequências, o que leva alguém a casar, etc...eu ACHO!

Pois bem, nunca ninguém casado ainda me conseguiu convencer quando diz : "Eu sou feliz com o meu casamento.".
E cada vez que mais uma pessoa me repete essa maravilhosa afirmação, cada vez mais eu me convenço e digo : "Coitados...".

Já deu para reparar que sou totalmente contra este estigma social que teima a não deixar de recrutar «infelizes» por todo o mundo.

Faz-me confusão ver pessoas, e muitas incluem-se no lote daquelas por quem nutro um sentimento especial, deixarem-se levar por esta aventura dura e cheia de pressões, responsabilidades e sentimentos trocados. E digo isto, porque ninguém me pode dizer que o casamento é o exlibris de um sentimento suportado numa relação entre duas pessoas. NÃO!!! Se me disserem que é um complemento, tudo bem...mas deixem-me que vos diga, é um mau complemento!!!

Solução ??? Mas qual solução ??? Existe algum problema ??? Alternativa ??? Mas se duas pessoas têm um sentimento forte que sustenta uma relação, têm de selar ese sentimento com um contrato ??? Porquê ??? Para não fugirem mais um do outro, ou se isso acontecer, haver lugar a responsabilidades ??? São estas atitudes que deram cabo da Humanidade, da Confiança e mesmo do Amor entre as pessoas ao longo do tempo, qualquer dia precisamos de um contrato para ir mijar !!!

Acordem para a vida!!!

Se duas pessoas têm uma relação e tem um sentimento verdadeiro, confiança, respeito, etc..., não estraguem isso tudo com um contrato, onde tudo se vai transformar em responsabilidades...tenho o dever de te amar, de te respeitar, de ter confiança em ti, de falar contigo, de sorrir para ti...soa muito mal!!!

Será que ninguém pensa nisto A SÉRIO !!!

Vivam a Vida, o Amor, deixem de lado as tretas da sociedade sempre que possam, e neste caso já é possível, graças á luta árdua de muitos que já abriram os olhos.

Sejam felizes.

PG

quinta-feira, 7 de agosto de 2003

Vícios ou habituação ???

Não consigo perceber quando me dizem : "Não consigo deixar de fumar, estou viciado(a)!!!"

O QUÊ ??? Por favor...

Não suporto ouvir algo assim!!!

Se me disserem : "O tabaco já faz parte do meu dia-a-dia, e já é difícil retirar-lhe aquele espaço que ele sempre tem, como por exemplo a acompanhar o cafezito..."
Assim já é diferente, e já consigo tolerar e compreender!!! Mas dizerem-me que estão agarrados ao tabaco!!!

Se é assim eu sou um agarrado ao chocolate, um agarrado á cerveja, uma agarrado ao facto de andar vestido na rua, um agarrado ao sexo, um agarrado ao copo de água, um agarrado ao desporto, um agarrado ao cinema...SOU UM AGARRADO Á VIDA !!!

Será que ainda não perceberam que se trata de habituação ???

Meus amigos : o ser humano é o ser vivo que mais cria habituação no seu quotidiano na repetição efusiva de procedimentos!!!

É tudo uma questão de controlo sobre a mente, e todos deviam saber como controlar a sua própria mente, chama-se : auto-controlo. Pois é complicado não se poder controlar os seus instintos e vontades...já imaginaram se assim fosse ?...

Não gosto de agarrados, pois a qualquer momento quando menos espero lá estão eles a cravarem-me ou mesmo a roubarem-me alguma coisa, não gosto de fumadores agarrados, não respeitam os outros que ou já deixaram esse hábito ou os que nem sequer o querem ter, já para não falar das beatas que «inocentemente» deitam pelas janelas dos carros e causam as catástrofes que temos vistos nestes últimos dias!!!

Tenho pena que todos os fumadores, não controlados, não saibam ver que devem «saber fumar» para que mais tarde não estejam a lutar para acabar com algo maligno, que o grande companheiro do cafezito deixou para lhes estragar a vida que tanto apreciam...

Fumem, mas façam-no como quem come um chocolate. Com algum prazer e preocupados em não cometer excessos.

Pois não percebo porque é que se faz dietas para não comer algumas coisas em demasiado porque fazem mal á saúde e não se faz o mesmo relativamente ao tabaco!!!

Enfim...Não comam muito chocolate e gozem a vida com prazer, e não só porque estam habituados a vivê-la.

PG

Viver ou Sobreviver ???

Já pensaram alguma vez, do que afinal se trata esta etapa em tentamos adiar a morte ? Será que se trata de viver ? Será que se trata de sobreviver ? Ou será que se trata apenas de morrer lentamente ?...

Pois este tema tem muito por onde pegar dado a sua complexidade...

No meu dia-a-dia distingo talvez duas atitudes diferentes que nem sempre estão bem definidas. Penso que temos todos no dia-a-dia uma atitude em que tentamos viver, e outra em que temos de sobreviver.
Tentando especificar, talvez quando estamos no ambiente profissional/laboral temos mais de sobrevivência e quando nos encontramos fora desse ambiente é uma urgência de tentar viver, de de aproveitar todos os minutos. Ou será o contrário ?
Pois isso já depende um pouco de cada um, mas acredito que na generalidade e o padrão pode mesmo ser estabelecido em termos gerais em cada um de nós.

Eu fico alegre e feliz de poder usufruir destas duas atitudes, ou mesmo se as considerarmos duas fases distintas do nosso dia-a-dia, de passar por elas. Pois só assim tenho a certeza que fujo o máximo daquela terceira etapa que referi no princípio - o morrer lentamente. Todos nós tentamos fugir a esta última, mas são poucos que o conseguem, mas não será bom lá chegar ???

Como vêm é complicado, aliás eu não acho nada!!! E por isso mesmo é que cada dia que começa e acaba tento pensar da mesma maneira : "Mais um dia em que espero aprender, ensinar, rir, chorar, fazer rir, fazer chorar, gritar, fazer os outros gritarem...VIVER !!!"

Vivam, não deixem que esta morte lenta vos passe ao lado...

PG

sexta-feira, 1 de agosto de 2003

Uma questão de...

Quando uma pessoa me diz : "Nunca fales nas costas dos outros!", "Isso é algo que eu nunca faço...".
Mas quem é que hoje em dia acredita que existe alguma alma que não fale, comente ou faça juízos de valor acerca de outras pessoas ou sobre a vidas de outras pessoas ???
Tenham dó, como diz uma pessoa com quem aprendi muita coisa da vida : "Acordem para vida!!!".

Eu não acho mal o facto de se comentar sobre vidas alheias, acho mal é não haver a capacidade de o fazer na presença das pessoas comentadas! Sim isso acho de uma cobardia e do mais baixo que pode haver na humanidade. Todos deviamos ter a capacidade de sermos frontais, pois só assim se conseguem delinear consensos e evitar rupturas.
Mas aqui colocam-se alguns problemas : e se os interluctores encontrarem uma recepção difícil ? Sim, porque existem pessoas que não têm qualquer abertura para a crítica alheia e dificultam muito as coisas, o que na minha opinião é muito mau! E digo isto porque é importante todos termos uma capacidade enorme de aceitar a crítica e a opinião, pois não passam disso, não é ? e até as podem aproveitar para realizar algumas introspecções, e quem sabe se não podemos melhorar um pouco a nossa vivência pessoal ?

Falar dos outros, não é mais do que nos preocuparmos e de mostrar que têm alguma importância para nós. Ok, existem aqueles caso de inveja e de maldizer, mas como eu costumo dizer : Ando sempre de olhos bem aberto, pois gosto de saber o que se passa á minha volta, mas por vezes o que se passa nas minhas costas, prefiro ignorar.

Eu diria que é tudo : Uma questão de princípios!

PG